quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um pouco sobre o Canadá



Os canadenses dão grande importância ao aprendizado, e têm desenvolvido um sistema de educação de primeira linha com altos padrões. O país gasta mais em educação (como porcentagem do produto nacional bruto) comparado com a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e está em segundo lugar entre os países do G-8.

Jovens canadenses estão constantemente entre os melhores do mundo em testes internacionais de leitura, ciência e matemática,sendo uma prova da notável qualidade das escolas Canadenses. A obtenção de um diploma ou certificado canadense é reconhecido no mundo dos negócios, no governo e nos meios acadêmicos do mundo todo.

Classificado como um dos melhores lugares para se viver


Desde 1994, o Canadá é tido como um dos dez melhores lugares para se viver no mundo, de acordo com as Nações Unidas (UN) e a Economist Intelligence Unit. Na pesquisa das Nações Unidas, o Canadá se destacou principalmente pelo acesso à educação, alta expectativa de vida (devido ao sistema universal de saúde) e baixos índices de violência e criminalidade. Além disso, as maiores cidades do Canadá, Vancouver, Toronto e Montreal, foram reconhecidas como cidades modelos para se viver e trabalhar devido à limpeza, segurança, atividades culturais e atraente estilo de vida.

Padrão de Vida Elevado


Os canadenses desfrutam de um dos mais elevados padrões de vida do mundo. Mais de 70%dos canadenses possuem casa própria, com um percentual mais elevado de bens duráveis, tais como automóveis, refrigeradores, máquinas de lavar, televisão, telefones e rádios. Os canadenses também contam com um excelente sistema de saúde e rede de segurança.

A mídia, o entretenimento e os empreendimentos artísticos estão bem desenvolvidos no Canadá. Os canadenses se orgulham de seu sistema de transmissão renomado e altamente sofisticado, que inclui mais de 1.900 estações de rádio AM e FM e cerca de 1387 canais de televisão para servir, entreter e educar o público que os ouve e assiste. Encontra-se também uma grande variedade de atividades culturais, incluindo museus, galerias de arte, teatros, apresentações de dança, shows e concertos.

Ambiente Receptivo

O Canadá é tradicionalmente um país de imigrantes e possui tradição e política de estímulo à diversidade multi-cultural. Nesse ambiente vibrante, diferentes perspectivas são sempre respeitadas e assim há sempre o estímulo ao aprendizado com pontos de vistas diferentes.

Quase todos os grupos étnicos do mundo estão representados no Canadá. Em conseqüência, a maioria dos alimentos étnicos e atividades recreativas associadas a culturas específicas estão disponíveis no Canadá. Clubes, associações e clubes informais, representando numerosas raízes étnicas, são, também, facilmente acessíveis. Os orientadores de estudantes internacionais nas escolas podem auxiliar o estudante a entrar em contato com tais grupos.

Todos os grandes centros urbanos possuem uma variedade de shopping centers, restaurantes, cinemas, galerias de arte e museus. As cidades canadenses oferecem numerosos parques, jardins e praias de uso público, assim como excelentes instalações esportivas e recreativas.

Belo Ambiente

Os canadenses dão grande valor ao seu ambiente natural. Atualmente existem 42 parques nacionais e reservas de parques nacionais no Canadá, protegendo mais de 300.000 km2 da natureza selvagem. Os parques nacionais estão localizados em todas as províncias e territórios, e alguns são inclusive reconhecidos pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Cada província e território possuem igualmente áreas designadas como parques, áreas silvestres, reservas ecológicas e naturais. Existem mais de 2.000 destas áreas demarcadas no país*.

Os estudantes que vierem ao Canadá irão desfrutar de um dos mais belos ambientes naturais do mundo. O Canadá é também um país de geografia diversa, e dispõe de muito a se vivenciar em suas grandes áreas ao ar livre. Desde a exuberante costa da British Columbia , as majestosas Montanhas Rochosas de Alberta, os amplos céus das Pradarias, até o 'país do açúcar de bôrdo (maple sugar country)' nos Grandes Lagos, São Lourenço e as colinas escarpadas e a costa pitoresca das províncias do Atlântico.

* Conselho dos Parques Nacionais e Conselho Federal dos Parques Provinciais

Um Lugar Seguro para Estudar

O Canadá é reconhecido como uma sociedade segura, justa e pacífica. Os índices de criminalidade canadense decresceu por nove anos consecutivos, desde 1992 a 2000. Diferente dos vizinhos americanos ao sul, armas de fogo são estritamente controladas e geralmente não são permitidas.

Estudantes internacionais que vêm ao Canadá devem seguir o mesmo bom senso e precaução básica como em qualquer outro lugar no mundo. Os alunos podem contatar o Centro de Educação Canadense para obter dicas sobre segurança pessoal ou participar de sessões de orientação na escola assim que chegarem ao Canadá.

Um País de Alta Tecnologia

O Canadá oferece um ambiente estimulante tanto para fazer negócios como para estudar graças a contribuições de brilhantes e talentosos cientistas, pesquisadores e investidores. O país é líder internacional em informática e tecnologias de informações e desfruta de reputação por sua excelência em setores tais como as telecomunicações, transportes e engenharia, e, especificamente, transporte urbano, aeroespacial, microeletrônica, dispositivos médicos, softwares avançados, energia hidroelétrica e nuclear, lasers e optoeletrônica, biotecnologia, processamento de alimentos e bebidas, geomântica e indústrias do ambiente e do oceano.

Um dos pontos altos da indústria de telecomunicação do Canadá é o cabo CANTAT 3, da Teleglobe, que é o primeiro do mundo no gênero, com alta capacidade e velocidade de transmissão multimídia e transoceânica. A Stentor Alliance, aliança de companhias telefônicas, investiu 8 bilhões de dólares canadenses para prover 80 por cento das casas canadenses com o que há de mais moderno em tecnologia de banda larga. O Canadá está também entre os primeiros países do mundo a reconhecer a necessidade de se conectar as escolas e bibliotecas à Internet, e o programa SchoolNet está sendo copiado em todo o mundo. A SchoolNet fez do Canadá o primeiro país do mundo a interligar suas escolas e bibliotecas à grande rede de informação.

Uma Nação Bilíngüe

O Canadá é um país bilíngüe com duas línguas oficiais, o inglês e o francês. A vasta maioria (75 por cento) dos habitantes de língua francesa do Canadá vive na província de Quebec, que está localizada na parte leste do país, mas há comunidades de língua francesa em todo o país.

De acordo com o censo de 1991, o francês é a língua materna de 82 por cento da população de Quebec, sendo falada em casa por 83 por cento dos quebequenses.

Estima-se que no mundo mais de 1 bilhão de pessoas falem inglês e mais de 250 milhões falem francês. Como nação bilíngüe, o Canadá oferece excelentes programas de Inglês como Segunda Língua (ESL) e Francês como Segunda Língua (FSL) para os estudantes que queiram aprender uma ou ambas as línguas.

fonte: http://www.studycanada.ca/brazil/whycanada.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário