quarta-feira, 20 de junho de 2012

Coordenadora do Simpósio Internacional faz uma analise do evento

Jussara Kalil


A Abes do Rio Grande do Sul e PUCRS realizaram, entre os dias 11 e 13 de junho, o VIII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. Sob a coordenação da socióloga e diretora da Abes-RS, Jussara Kalil Pires, o evento reuniu diversos profissionais do setor público e privado, docentes e discentes de várias universidades brasileiras, além de especialistas da área ambiental do Brasil e do exterior. O engenheiro químico Cláudio Frankenberg, vice-diretor da Faculdade de Engenharia da PUCRS coordenou a parte acadêmica do Simpósio.

Acompanhe a análise da coordenadora sobre os três dias em que temas como inovação tecnológica, tratamento e aproveitamento de efluentes, resíduos de saúde, aproveitamento energético de resíduos, entre outros, que foram discutidos por mais de 500 participantes.



Avaliação do Simpósio




O evento foi muito positivo, especialmente porque se abordou o tema central Resíduos: Tecnologias, Economia e Sociedade, de forma bastante abrangente, apresentando não apenas essas questões técnicas, mas também comportamentos dos indivíduos, indicadores e outros elementos necessários ao bom gerenciamento dos resíduos. Houve a presença de palestrantes de diversos países, como Finlândia, Portugal, França e Espanha, apresentando as experiências mais significativas em seus países. Também os palestrantes do Brasil e daqui de Porto Alegre tiveram uma participação importante, com qualidade internacional.



Trabalhos científicos




Outra avaliação positiva que fizemos foi quanto aos 200 trabalhos técnicos aprovados e apresentados. A qualidade técnica dos trabalhos nos surpreendeu favoravelmente, demonstrando a maturidade do evento e seu prestígio junto à comunidade acadêmica.


Importância do Simpósio para a Abes-RS

 
 
SIQA_DSC0260




O Simpósio nos renova como Associação, visto que a cada edição temos parcerias com instituições diferentes, aprendemos e identificamos outras fontes e, também, outras áreas para atuarmos. É muito importante, tanto para os associados como para os outros participantes esse tipo de encontro onde o meio ambiente, em suas diversas áreas, sejam discutidas e analisadas por públicos diversos. Essa edição do VIII Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental foi co-realizado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN; pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS – FEPAM; pela Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN; pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IF/Campus Porto Alegre e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O evento ainda contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre – SINDIHOSPA, e o patrocínio da Celulose Riograndense e Braskem.



Texto: jornalista Adriana Marques / Abes-RS
Fotos: Felipe Gaieski / Abes-RS in: http://portal.abes-rs.org.br/?p=9465

Nenhum comentário:

Postar um comentário