sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock e as mulheres



O Dia mundial do rock é uma data em comemoração ao rock, celebrada anualmente em 13 de julho.

Origem do Dia Mundial do Rock


Em 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

O show foi transmitido ao vivo para diversos países e desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.


Já que esta sexta-feira 13 é Dia do Rock, nada melhor do que lembrar os principais nomes femininos do gênero musical no país. Por isso, listamos as roqueiras mais influentes do Brasil, desde quando o estilo estourou por aqui, nos anos 1960.


Celly Campello
Celly Campello foi uma das precursoras do rock nacional
Celly Campello foi uma das precursoras do rock nacional Foto: Arquivo
Ao mesmo tempo em que os Beatles estavam no auge, as rádios brasileiras começavam a tocar o som de Celly Campello. Sim, é aquela do “Estúpido cupido” e do “Banho de lua”. A cantora foi uma das precursoras do rock nacional.

Wanderléa
Sucesso na Jovem Guarda, Wanderléa também influenicou muito o rock no país
Sucesso na Jovem Guarda, Wanderléa também influenicou muito o rock no país Foto: Divulgação
Assim como Celly, Wanderléa, que fez sucesso durante a Jovem Guarda, foi uma das grandes estrelas do início do rock no Brasil.
Rita Lee
Rita Lee: diva do rock nacional
Rita Lee: diva do rock nacional Foto: Divulgação
Ainda na mesma década, mais especificamente em 1966, Rita Lee se juntava a Arnaldo Baptista e Sérgio Dias para formar Os mutantes. Aí ficava claro que o gênero já estava mais do que estabelecido no país. O grupo fez tanto sucesso que influenciou até mesmo Kurt Cobain. E Rita, diga-se de passagem, diva do rock, continua nos privilegiando com seu talento até hoje.
Paula Toller
Paula Toller fez sucesso com o Kid Abelha
Paula Toller fez sucesso com o Kid Abelha Foto: Divulgação
Nos anos 1980, com o rock ainda mais popularizado no país, surgiu outro nome forte: Paula Toller. A lourinha do Kid Abelha fez sucesso com hit que marcaram a década: “Pintura íntima”, com refrão chiclete, só para citar um exemplo, bomba até hoje em qualquer festa, karaokê, rádio...
Fernada Takai
Fernanda Takai ficou famosa com o grupo Pato Fu
Fernanda Takai ficou famosa com o grupo Pato Fu Foto: Divulgação
Os anos 1990 ficaram marcados pela voz suave de Fernanda Takai, com o estouro do Pato Fu. O grupo ganhou as paradas musicais ao fazer um som diferente, com uma pegada de pop rock com batidas eletrônicas em algumas canções.
Cássia Eller
Cássia Eller: roqueira morreu precocemente em 2001
Cássia Eller: roqueira morreu precocemente em 2001 Foto: Alaor Filho / Arquivo
Na mesma época, Cássia Eller fez o aís conhecer seu talento. Marcada por voz grave e repertório eclético, ela, que morreu em 2001, interpretou grandes nomes da música brasileira: Renato Russo, Caetano Veloso, Chico Buarque e Cazuza, além dos internacionais, é claro, como Nirvana e Beatles.
Pitty
A baiana Pitty é um dos grandes nomes do rock brasileiro atual
A baiana Pitty é um dos grandes nomes do rock brasileiro atual Foto: Caroline Bittencourt / Divulgação


Os anos 2000 ficaram marcados pela voz e pelo talento da baiana Pitty, embora ela tenha começado em 1995. A cantora fez sucesso com o hit “Me adora” e continua por aí arrasando! Quem é que não conhece pelo menos uma música dela?

Fontes:

http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-rock/
http://extra.globo.com/mulher/top-7-no-dia-do-rock-relembre-os-nomes-femininos-mais-influentes-do-genero-musical-no-pais-5466257.html#ixzz20WTocnUh

Nenhum comentário:

Postar um comentário