O inimigo comum.... a Procrastinação
em geral a procrastinação vem da falta de clareza nos teus objetivos, então, primeiro de tudo... Quais são teus objetivos??para te ajudar, compartilho um texto muito bom!
se você sabe que procrastina e nao faz para para mudar: pare, leia esse texto. Mude sua atitude agora, sem deixar para depois (ou estará procrastinando tua mudança).
#1 Existem três estados do ser: o não conhecimento, a ação e a realização.
Ou seja, até no momento em que está procrastinando você estará agindo, só que estará fazendo isso contra os seus interesses e você mesmo, sem perceber… além de não realizar nenhum objetivo.
#2: Aceite que qualquer trabalho seja um rascunho.
Isso ajudará você a completar o trabalho. O perfeccionismo é um assassino que não tem nenhuma piedade dos nosso sonhos e projetos. Se você pensa em começar algo somente quando estiver tudo perfeito, coloque a alma em paz: não começará nunca. (Ivan Turgueniev?)
#3: A fase da edição é uma ilusão.
Não caia no loop de repetir a mesma ação várias vezes. Loop. Não caia no loop de repetir a mesma ação… tudo pode ser melhorado e otimizado ao infinito. Seja eficaz e eficiente, não somente eficaz. Ponha limites a resultados perfeitos bem antes que virem prejuízo de tempo, material, energias etc. É a única forma de permitir que estes resultados sejam também eficientes.
#4: Finja saber o que está fazendo. É quase a mesma coisa que sabê-la fazer realmente. Então aceite que sabe fazer o que está fazendo, até se não for verdade, e faça-o.
Os norte-americanos amam o lema “fake it ‘til you make it”, “finge, até conseguir” e apesar de parecer absurdo… funciona. Essa sugestão é extremamente útil, não somente quando quer completar um projeto, mas também quando quer ter mais confiança de si mesmo. De outro lado, mantenha um pouco de bom senso e pondere as suas competências para não levar um tombo muito grande.
Para quem ficou intrigado com esse ponto, recomendo assistir o seguinte vídeo da Amy Cuddy, uma psicóloga social, conhecida principalmente por ser uma pesquisadora em estereótipos e discriminação e linguagem do corpo(entre outras) na universidade de Harvard. Tem legenda em português!
#5: Evite a procrastinação. Se você ficou adiando uma ideia por mais de uma semana, esqueça-a.
A luta contra a procrastinação é tão importante para o nosso crescimento pessoal que será tema recorrente aqui no Objetivamente. Procrastinar é uma das primeiras causas que levam à falência.
#6: O propósito do Fazer non é completar os projetos, mas obter tempo para fazer outras coisas.
Nunca pensou quanto custa caro a procrastinação? Lamentamos continuamente de não ter tempo para nós e as nossas paixões, e depois passamos horas a não fazer nada na frente de Facebook, notícias online, e-mails, tweets etc. A próxima vez que você decide procrastinar, seja ciente que estará optando por desperdiçar a vida.
#7: Uma vez que completou, jogue fora.
A tradução literal desse modo de dizer dos norte-americanos não faz muito sentido em português, mas ao meu ver é extremamente importante como ponto: quer dizer que, uma vez que você completa um projeto poderá parar de pensar nele, liberando espaço mental para relaxar e pensar em ideias novas. Os projetos ou obrigações incompletas são uma das principais causas de estresse: sem que perceba conscientemente, a nossa mente continua a remoinhar sobre todas as tarefas em aberto.
#8: Ria na cara da perfeição. É chata e te segura da finalização de teus objetivos.
Isso não significa fazer as coisas a olho, mas quer dizer que não precisa desgastar todas as suas energias e tempo para alcançar um objetivo. Acabará exausto, entediado e estressado para a execução do próximo objetivo na lista. De novo: mira a ser eficiente e não somente eficaz.
#9: Ao não sujar as tuas mãos, você estará errado.
Embora eu valorize mais a eficiência do que a experiência, não há como não concordar que a experiência é fundamental. Você poderá ler meus artigos, se inscrever à newsletter e até virar seguidor no Twitter, mas nenhuma dessas ações determinará uma real mudança na sua vida: somente a aplicação dos conselhos em primeira pessoa poderá dar um real começo ao seu percurso de crescimento pessoal.
#10: As falhas são calculadas entre as ações, então continue a errar.
A importância de errar com frequência é fundamental para obter sucesso, se você ouvir alguém te falar que teve sucesso sempre na primeira vez, essa pessoa estará provavelmente mentindo. Errar é necessário para compreender o valordas tuas conquistas.
#11: A Destruição é uma variante do Fazer.
É uma questão de escolhas, estará de qualquer forma executando uma ação. Cabe a você decidir se escolher ações construtivas ou destrutivas. Nem sempre as ações destrutivas são erradas. Exemplo: ficar tentando mandar para frente um projeto que está somente sugando seu tempo e suas energias sem obter resultados concretos. Perseverança é admirável com certeza, mas saber quando vale a pena ser perseverante é mais admirável ainda. Só não procure desculpaspara desistir; faça uma lista de prós e contras e analise com atitude objetiva se convém ser construtivo ou destrutivo.
#12: Se você tem uma ideia e só fala sobre ela, essa ideia vale menos da sombra do Fazer.
Temos tanto medo que as nossas ideais não deem certo, que muitas vezes pensamos que é suficiente falar sobre elas. Nunca espere por alguém que te dê confiança para realizar as tuas ideias. Aja com suas próprias convicções, se não der certo dificilmente terá sido pior que não ter nunca tentado.
#13: Fazer é o motor do querer mais.
No momento em que você para de procrastinar, um gatilho colocará em movimento um círculo virtuoso no qual, em cada objetivo alcançado, seguirá um pico de motivação que permitirá você a alcançar com mais facilidade o objetivo sucessivo. Tudo depende daquele primeiro momento no qual você fala para si mesmo: “Chega! Vou começar agora. ”
Na esperança que você também, ao terminar este artigo fale: “Chega! Vou começar agora” e deixe a procrastinação de lado, te desejo uma boa semana e a recomendação de um livro para deixá-la ainda melhor.
http://objetivamente.net/procrastinacao-como-evitar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário