segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Novidade! Formula E, a Formula 1 elétrica

Achei muito interessante esta competição com aplicação de uma tecnologia que não usa um combustível fóssil!
Espero ver muitas outras notícias assim na área de energia.
Sou mais ambiciosa e espero ver em um futuro não muito distante, transportes híbridos que funcionem com eneria elétrica, eólica (teria como?), solar. =D



Competição estreia neste final de semana com pilotos como Bruno Senna. Os carros usam o que existe de mais tecnológico quando o assunto é propulsão elétrica





Chamam-lhe a Fórmula 1 elétrica. A Fórmula E é o primeiro campeonato do Mundo de carros completamente elétricos. A competição começa neste sábado em Pequim, com a primeira de dez corridas em circuito de rua e regras novas, como um acréscimo de potência atribuído por votação do público a alguns pilotos. 

Como esta será a primeira temporada, todos os times correrão com carros muito parecidos, por questões financeiras. Os carros, visualmente parecidos com os deFormula 1, são construídos por uma companhia francesa, a Spark Racing Technology.

O corpo dos automóveis é fabricado em fibra de carbono e alumínio (materiais bem leves). A parte eletrônica é feita por uma divisão da McLaren e a bateria feita pela Williams Advanced Engineering.

Os carros serão potentes. Com 270 cavalos de força, eles funcionarão usando cinco marchas. A competição trará 20 destes carros correndo simultaneamente, divididos em dez equipes com dois pilotos cada.

A pontuação seguirá o sistema padrão da FIA: 25 para o primeiro, 18 para o segundo e em ordem decrescente até o 10º classificado, que recebe um ponto. Por outro lado, o piloto que conseguir a "pole position" ganha três pontos e o autor da volta mais rápida da corrida recebe dois pontos. 

A primeira corrida será importante para que os pilotos percebam qual deve ser a estratégia de corrida. Os carros usarão tecnologia que permite rotação inversa dos motores em momentos de freada. Isso proporciona uma leve recarga das baterias.

Como elas não aguentariam uma corrida inteira, depois de 25 ou 30 minutos, os pilotos farão o “pit stop”. Se na Formula 1 esse é o momento de reabastecimento dos carros, na Formula E a estratégia será um pouco diferente.

As baterias elétricas demoram cerca de 50 minutos para recarregar. No “pit stop”, portanto, os pilotos poderão pular para um segundo carro, com a bateria completamente cheia.

A expectativa é que as equipes e patrocinadores desenvolvam novas tecnologias elétricas para a competição. Isso lembra que a Formula E já tem grandes nomes envolvidos.

Na parte de pilotos, os brasileiros Lucas Di Grassi, Nelsinho Piquet e Bruno Senna (sobrinho de Ayrton Senna) estão confirmados. O ex-piloto japonês de Formula 1 Takuma Sato também participará da competição, assim como o italiano Jarno Trulli.

Empresas como a montadora francesa Renault ou a fabricante de componentes eletrônicos Qualcomm fazem parte dos envolvidos. 

Referencias:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/conheca-a-formula-e-a-formula-1-dos-carros-eletricos
http://www.f1mania.net/noticias/vernoticia.php?id=60571

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