Hoje me perguntaram como eu passei o dia da primavera (ontem). Fiquei com uma cara de "tacho" por que a verdade é que não comemorei e além disso... Eu disse que não entendia porque comemoravam dia 21 se o equinócio primavera é geralmente no dia 23/09.
hahaha, bom a verdade é que no Brasil eu nunca comemorei o dia da primavera.
Para o ano que vem estarei mais atenta para comemorar a primavera argentina , que chega antes que no Brasil (mira vos!!)
El Día de la primavera es la celebración del cambio de estación invierno-primavera. En México se celebra el 21 de marzo de cada año. Además, se celebra la renovación de la naturaleza y la creatividad del espíritu humano. En Perú se celebra el 23 de septiembre de cada año. En México se celebra el 21 de marzo de cada año. En Argentina se celebra el 21 de septiembre de cada año. En Bolivia se celebra el 21 de septiembre de cada año.
Actividades comunes del día de la primavera
Reunirse con amigos en alguna plaza de comidas.
Salir a lugares abiertos como plazas y parques.
Realizar un picnic (Día de Campo).
Concurrir a espectáculos, como un recital, una función de cine o teatro, etc.
Realizar o ir a una reunión familiar.
En las escuelas se hacen festivales alusivos, incluyendo la elección de la Reina de la primavera.
Sobre equinócio....
Na astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.2
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.
As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não se encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim num ano comum, tendo 365 dias e - portanto - mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns as datas tendem a se adiantar um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso, devido à intercalação do dia 29 de fevereiro.
Também se verifica que a cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a atrasar-se. Isto implica que, ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendam a ocorrer cada vez mais cedo. Dessa forma, no século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março. Prevê-se que, a partir de 20443 , passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só vai desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três.
Devido à órbita da Terra, as datas em que ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais depressa do que quando está mais longe (afélio).
referencias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio
http://es.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADa_de_la_primavera
http://www.mundodeflores.com/rosas-fotos-flores-imagens.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário