quarta-feira, 8 de agosto de 2012

HAPKIDO JAIU DO KWAN

A postagem de hoje é um pouco diferente do usual. Como comecei a praticar esta arte marcial, estou postando umas coisas interessantes do que li a respeito. Apreciem.



ARTES MARCIAIS NA CORÉIA


Historicamente a Coréia estava dividida em três reinos, Silla, Koguriu e Paekche. Sendo Silla o reino menor, e sempre era invadido por muitos salteadores que moravam nas redondezas. Foi assim, que durante o reinado de Chin Heung, vigésimo-quarto rei de Silla, criaram um Corpo de Oficiais, todos descendentes de famílias aristocráticas, pertencentes à nobreza, denominado de HAW RANG (Jovens em flor), e tinha um treinamento severo e forte, além de uma sólida formação moral e ética, este Corpo de Oficiais transformou-se e denominou-se HWA RANG DO. Silla destacava-se por ser um reino menor e sempre vitorioso nas batalhas, fazendo com que os outros reinos fossem unificados a Silla.
Em 935, foi fundada a dinástia "Koryo", nome ocidental do atual País, Coréia.

Até a ocupação japonesa, durante o período de 1909 a 1945, foram proibidas as práticas de Artes Marciais, mas alguns mestres, de forma secreta trabalharam arduamente para manter viva a luta de nome TAE KION, que quer dizer saltar, chutar. As origem desta Arte remontam-se ao tempo do reinado de Silla onde um general, KIM, grande filósofo e seguidor da linha altamente espiritual da filosofia dos monges das montanhas (seita DO RO), em reunião com seus discípulos, criou secretamente o TAE KION. Esta arte, apenas recentemente foi descoberta pelo Governo Coreano, que encontrou alguns mestres e está incentivando o ressurgimento do TAE KION.

Em 1955, ocorreu uma Assembléia que reuniu historiadores, mestres e autoridades, dando nascimento a Arte Marcial Nacional, que recebeu o nome de TAE = pé; KWON = punho; DO = caminho.
Com a rendição japonesa, em 1945, a penísula coreana é dividida em duas zonas de ocupação – uma norte-americana, ao sul, e outra, soviética, ao norte. As negociações de unificação das Coréias fracassam e em 1948, são criados dois Estados distintos: Coréia do Norte e Coréia do Sul, separadas por um linha imaginária, chamada de paralelo 38, sendo constantemente vigiada. Poucos turistas conseguem permissão para visitar a Coréia do Norte.

DEFINIÇÃO HAP KI DO

Hap Ki Do - Arte Marcial de origem coreana, que utiliza técnicas de imobilização, estrangulamentos, torção, projeção, variedades técnicas de chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, respiração baixo ventre, meditação, enfim uma arte extremamente eficiente que pode-se denominar "conjunto de técnicas marciais". O HAP KI DO, recebeu influências chinesas e japonesas, mas predominantemente técnicas das milenares Artes Marciais coreanas. Literalmente, traduz-se:

HAP=UNIÃO/HARMONIA

KI=ENERGIA INTERIOR;

DO=CAMINHO ESPIRITUAL


HISTÓRIA DO HAPKIDO

Yong-Sool Choi (1904 – 1986), uma das pessoas mais influentes no desenvolvimento das artes marciais coreanas modernas, nasceu na província de Chung Buk na Coréia. Os pais de Choi morreram quando ele era muito jovem, e quando ele tinha oito ou nove anos de idade foi levado para o Japão. Choi ficou muito nostálgico e começou a vagar pelas ruas como um mendigo e era regularmente assaltado pelas outras crianças. Um japonês tomou conhecimento da situação de Choi, tão jovem tendo que implorar dinheiro e comida. Este homem levou Choi e adotou-o. Antes do pai adotivo de Choi manda-lo para a escola, seu nome foi mudado para Tatujutu Yoshida. A tentativa de educação não foi bem sucedida porque Yoshida (Choi) não falava Japonês o suficiente para entender os professores. Ele ficou desinteressado pelos trabalhos da escola e freqüentemente entrava em brigas com outras crianças. Conseqüentemente, ele foi questionado se queria adquirir educação ou aprender a lutar.

Ele escolheu a luta e foi associado em um Daito-Ryu Aiki-Jutsu (pronunciado Dae-Dong-Ryu Hap-Ki-Sool em coreano) para treinar com Sokaku Takeda (1860-1943), onde ele treinou por cerca de 30 anos. Sentindo que o Japão estava perdendo a segunda guerra, Yoshida (Choi) começou a fazer planos para voltar a Coréia, e o fez em 1945. Nessa ocasião, mudou seu nome novamente para Yong-Sool Choi.
De alguma maneira, durante a viagem, Choi perdeu uma parte da sua bagagem, que infelizmente continha seu dinheiro e os certificados de seu treinamento com Takeda Sensei. Por causa da falta de dinheiro, Choi decidiu ficar em Tae Gu ao invés de ir para Ching Buk. Após um ano de trabalho como vendedor de pão na rua, choi conseguiu economizar o suficiente para começar a criar porcos. Para alimentar os porcos ele levantava bem cedo todas as manhãs e ia para Suh Brewery Company para obter a comida grátis.
Em 1947, Bok-Sub Suh, que era faixa preta em Yudo e o presidente da Suh Brewery Company, assistiu uma briga de sua janela do escritório , onde ele assistiu abismado como um homem se defendeu de vários atacantes, com um pequeno esforço. Ele ficou muito impressionado e curioso sobre o que ele observara e pediu ao balconista pra trazer aquele homem para o seu escritório. O homem se apresento como Yong-Sool Choi. Suh perguntou a Choi que tipo de arte marcial ele praticava. Sem responder exatamente a pergunta, ele pediu a Suh que o segurasse pela Lapela. Quando Suh agarrou a lapela, Choi facilmente executou uma chave de braço e lançou Suh ao chão. Suh imediatamente segurou a lapela de Choi novamente, e foi lançado ao chão novamente. Após ser derrotado duas vezes, Suh implorou a Choi para ensina-lo, prometendo mais comida grátis, como também pagaria pelas aulas. Quando Choi concordou, Suh preparou um dojang na cervejaria onde Choi então teve a oportunidade de ensinar o que ele havia estudado no Japão.
Durante os próximos anos, Choi se estabeleceria como um excelente e respeitado instrutor de arte marcial. Ele chamou sua arte de Yoo Sool (pronunciado em coreano de Ju Jutsu). Algumas alterações foram feitas, mas na maior parte ele estava ensinando o que ele havia aprendido com Takeda Sensei. Porém ele começou a acrescentar técnicas incluindo alguns chutes e técnicas com armas.

Em 1954, Bok-Sub Suh se envolveu em um incidente onde ele defendeu seu pai, Dong-Jin Suh. Numa briga com alguns gangsters ele usou os chutes que aprendeu com Yoo-Sool e derrotou-os. Depois de alguma reflexão, Suh decidiu sugerir a Choi que o nome Yoo Sool deveria ser mudado para Yoo Kwon Sool, para representar o fato de que além dos golpes e técnicas de arremesso, eles também empregavam chutes.Após o final da guerra coreana, enquanto Choi ainda ensinava Bok-Sub Suh, ele abriu sua própria escola em sua casa e começou a ensinar outros alunos. Isto foi em 1953. Alguns dos estudantes durante este período fundaram outros estilos de artes marcial. Entre eles. Hwang-Kee (Tang-Soo-Do), In-Hyuk Suh (Kuk-Sool-Won), Dr. Joo-Bang Lee (Hwa Rang Do) e Han-Jae Ji (Hap-Ki-Do).

Han-Jae Ji nasceu em 1936 em Angong, Coréia. Ele começou seus treinamentos em Yoo Sool com Choi em 1949 com a idade de 13 anos. Ele treinou em tempo integral com Choi até 1956 quando se mudou para sua cidade natal. Andong, de Seul. Quando Ji completou dezoito anos, começou a treinar com um home que ele refere-se como Taoist Lee. Taoist Lee, treinou Han-Jae Ji principalmente em vários métodos de meditação, e no uso do Jang-Bong (6’staff), o Dan-Bong (vara curta), e em chute coreano Taek-Kyun. Durante o mesmo período, uma senhora monge apresentada a Ji apenas como “Vovó” ensinou-o poderes espirituais durante quase cinco anos.

Em Andong, Han-Jae Ji, então um 3º Grau, abriu seu primeiro dojang que ele chamou de Na Moo Kwan e começou a ensinar Yoo Kwon Sool. Após aproximadamente nove anos em Andong, Ji decidiu se mudar para Seul em setembro de 1957. Ele ficou em uma casa de tábuas em Whang Shim Ri. O filho do dono da casa de tábuas, Duk-Kyu Hwang, se tornou seu primeiro discípulo no seu novo dojang, chamado Sung Moo Kwan.

Ji abriu também outro dojang pequeno onde teve apenas alguns alunos. Esses alunos eram pricipalmente da Universidade de Han Yang. Eventualmente, as habilidades de métodos de meditação, as técnicas de chute Tae-Kyun e as técnicas com armas aprendidas com Taoist Lee, junto com os treinamentos espirituais que ele aprendeu da “Vovó” para formular seu próprio estilo de arte marcial para o qual ele escolheu o nome de “HAPKIDO”. Ele tinha pensado originalmente em nomeá-lo de “Hapki-Yoo-Kwon-Sool”, mas decidiu mudar porque o nome esra muito grande. Ele pensou em outras artes marciais que tinha ouvido falar, como Tae-Kwon-Do, Kong-Soo-Do, Soo-Bak-Do, etc., quando a palavra “Do” começou a ser usada no lugar de Sool. Ele gostou desta idéia porque a palavra “Do” significa um caminho a seguir, ou um modo de vida, ao invés de simplesmente “técnica” como “Sool” insinua. O nome Hapkido foi escolhido em 1959, e foi desde então usado. A palavra em si pode ser traduzida como o “modo do poder coordenado”. Onde “Hap” pretende unificar ou coordenar, “Ki” significa mental e/ou energia física, e “Do” significa modo de vida, ou o “caminho” ou “meio” de coordenar sua energia mental e física em uma entidade.

Durante uma conversa com o (Grandmaster) Han-Jae Ji, em seu apartamento após o primeiro dia de um seminário, foi relacionado que após ele escolher o nome Hapkido para representar sua arte, ele deu este nome para seu mestre, Yong-Sool Choi para usar, por respeito. Choi ensinou com o nome de Hapkido até sua morte em 1986, embora ele não ensinasse o curriculo completo, omitindo a maioria das técnicas de chute, e várias técnicas com armas.

O curriculo atual do Hapkido não foi finalizado até 1960 depois que um estudante da mesma categoria do Grandmaster Choi, Moo-Woong Kim, mudou-se para Seul para visitar e estudar com seu mestre Han-Jae Ji. Ele ficou aproximadamente oito meses durante os quais treinou com Ji, e deu sua contribuição e conselho considerando que as técnicas de chute deveriam ser adotadas (Kim também treinou Taek-Kyun), a única diferença significante que evoluiu desta colaboração foi que Ji ensinou que um chute giratório baixo é feito apenas com a bola do pé no chão; considerando que, kim ensina que o pé inteiro esteja no chão enquanto o chute é executado.Em maio de 1961, o governante da Coréia foi subvertido pelo General Chung Hee Park (1917-1979), uma ação que no final das contas resultou em sua eleição para presidente. Em 1962, Ji mudou-se para Kwan Chul Dong, em um espaço atrás da loja de departamentos Hwa Shin. Neste tempo, ele tinha construído a escola Sung Moo Kwan e era financeiramente forte. Com a assistência do Major Dong-Nan Lee, Ji então recebeu um cargo do governo para ensinar Hapkido pra a força de segurança presidencial (uma posição que ele segurou até a morte de Park em 1979). Durante este tempo, ele mudou sua escola para Suh Dae Moon, que ele achava que lhe daria maior exposição pública

Em 1960, Cung-Hae Park impôs restrições de importações de bens Japoneses para a Coréia, depois de que Ji foi encontrado com um livro de Aikido Japonês. Ji viu que os caracteres Japoneses para Aikido eram os mesmos para Hapkido. Desencorajado por uma arte japonesa ter o “mesmo nome”que Hapkido, ele decidiu tirar o “Hap” do nome, chmando simplesmente sua arte de “Kido”.

Em 2 de setembro de 1963, o governo coreano finalmente concede uma Escritura para o ministro da Educação para a Associação Coreana de Kido. Ele concedia o direito para supervisionar e regular os padrões de ensino como também como exigências de promoção de faixas Pretas em trinta e uma artes marciais coreanas diferentes. O primeiro “chariman” da Associação Coreana de Kido foi Yong-Sool Choi. A Associação tentou promover artes marciais aos estudantes da escola pública, oficiais de polícia e para funcionários militares.

Em 1915, Han-Jae Ji deixa a ACK e funda a Associação Coréia de Hapkido. Houve várias razões para isso. Primeiro, a ACK designou Jung-Yoon Kim como secretário geral. Kim, que era um universitário graduado, dominou as políticas da Associação e Ji não gostou dessa situação. Segundo os estudantes que treinaram com em Sung Moo Kwan com o nome Hapkido, não gostaram do novo termo “Kido”. Eles continuaram chamando sua arte marcial de Hapkido e continuaram ensinando da maneira que eles aprenderam. Os estudantes não se importavam que uma arte japonesa tivesse o mesmo nome. E por último, Han-Jae Ji foi designado instrutor-chefe para a força de segurança do presidente e tinha se tornado uma pessoa poderosa. Este poder traduzi-se na habilidade para operar sua própria organização sem a ajuda de outros que estavam sendo menos éticos em sua vivência como praticantes de artes marciais.

Três organizações de Hapkido começaram e emergir durante os próximos anos. Isso incluiu a Associação Coréia de Hapkido (fundada em 1965 por Han-Jae Ji), a Associação Coréia de Hapki(fundada em 1969 por Jae-Nam Myung), e a Associação Coreana de Hapkido (fundada em 1971 por Moo Woong Kim). Eventualmente, em 1973, se constituiram os líderes dessas organizações e concordaram em unificar suas Associações. A nova associação foi chamada de Dae Han Min Kuk Hapkido Hyub Hwe (Associação da República Coreana de Hapkido).

Em 1984, o Grandmaster Han-Jae Ji mudou-se para os Estados Unidos e fundou o Sin Moo Hapkido. Naquele mesmo ano, o Grandmaster Moo-Woong Kim de demitiu da Associação da República Coreana de Hapkido e fundou a Federação Internacional de Hapki. O Grandmaster Se-Lim Oh se tornou o presidente da Associação da República Coreana de Hapkido, e depois em 1984, ele a renomeou para Associação Coréia de Hapkido (o nome que Ji havia usado em 60).

Hoje ainda há três organizações de Hapkido na Coréia. Isso inclui a Associação Coréia de Kido (In-Sun Seo, Pres.), A Associação Coréia de Hapkido (Se-Lim Oh, Pres.) e a Federação Internacional de Hapki (Moo-Woong Kim, pres.).

DOUTRINA FILOSÓFICA DO HAP KI DO

Mente, corpo e espírito - esta é a formação do ser humano e devemos zelar e desenvolver o que recebemos de DEUS, buscando a união e a harmonia interior, transformando o tripé da sustentação humana (mente/corpo/espírito) em Unidade.

O exercício marcial prepara o corpo. E a mente e o espírito? Como ficam? O corpo é a morada do espírito e a mente é quem comanda toda essa estrutura, e o elo de ligação do corpo com o Criador do Universo. Não adianta treinar um e descuidar-se do outro. Desta maneira continuaremos sempre em desequilíbrio. Quando desenvolvermos o corpo, a mente e o espírito, estaremos em harmonia com o Universo, isto é, em um estado consciente de nós mesmos.

Mister se faz, que o hapkidoista não perca a essência do BUDO/MUDO (caminho marcial) fazendo sempre sua reflexão, meditação, leitura, oração e boas ações. A Bíblia nos ensina que "O exercício físico na verdade, tem algum valor, mas o exercício espiritual tem valor para tudo, é a promessa da própria vida presente e da que há de vir" (I Tim 4.8)

O Hapkido não é somente um amontoado de socos e chutes, há toda uma preocupação em desenvolver a parte mental e espiritual, onde o praticante busca a harmonia, a amizade e a compreensão do seu "eu" interior. É o desapego a todas as coisas efêmeras, medalhas, títulos, troféus e prêmios. Tal estado de consciência é o chamado "DO" (caminho espiritual). É bom conhecer e desenvolver a parte espiritual, o problema religioso, pois a vida não é concebível quando se projeta divorciada da verdade, da fé e do amor. Aquele que não se preocupa com o problema da sua existência futura, da salvação de sua alma e desconhece os preceitos de DEUS, ainda não atingiu o nível de sabedoria e maturidade dentro do Hapkido, nem deveria intitular-se MESTRE.


O HAP KI DO, obedece a três princípios:

Primeiro princípio - YU - Água : não é à toa que o dito popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", a não resistência da água lhe torna poderosissíma, ela adaptar-se a qualquer circunstância, se põe ela em um copo ela assume a forma de um copo, se em uma garrafa idem, tente segurá-la e ela fluirá por entre seus dedos. O hapkidoista deve desenvolver a virtude da adaptabilidade e fluidez.


Segundo princípio - WON - Circulo: o princípio universal, pois representa o retorno ao inicio do ciclo, tudo arredondado no corpo, as pontas dos dedos, o nariz, joelhos, etc., os movimentos de defesa pessoal do Hapkido, devem ser circulares e assim criamos o que na Lei da física chama-se forças centrífugas e centrípetas, redirecionando a energia do oponente.


Terceiro princípio - WHA - Harmonia: harmonizar-se com o ambiente, com o oponente, e principalmente consigo é o ponto principal do hapkidoista. O domínio das emoções, a disciplina diante dos obstáculos, concatenar as idéias nos momentos difíceis este é o princípio que o hapkidoista deve atingir.
É uma arte marcial de defesa pessoal coreana, tendo se originado nos primórdios do Império "Koryo", quando predominava diversos estilos de defesa pessoal ensinadas nos Exércitos, o HAPKIDO surgiu da junção de vários estilos de lutas, recebendo influências chinesa e japonesa, daí explica-se suas variedades de movimentos.


Fontes: http://www.hapkidopedroosorio.es.tl/HISTORIA.htm
https://encrypted-tbn0.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQAJ44XWYl7xgjIcdgc-xJHMfymwIRh5xCFlxJaQiyTgauiGQrl

Nenhum comentário:

Postar um comentário