sexta-feira, 27 de junho de 2014

Nanotecnologia torna ultrassom 1.000 vezes melhor





Nanotecnologia torna ultrassom 1.000 vezes melhor: As imagens darão aos futuros pais a sensação de estarem olhando para seus filhos como se eles já tivessem nascido.





Ultrassom de alta resolução


Os aparelhos de ultrassom mais modernos já permitem reconstruções em 3D da face dos bebês.

Mas um novo recurso promete gerar imagens que darão aos futuros pais a sensação de estarem olhando para seus filhos como se eles já tivessem nascido.

Pesquisadores desenvolveram uma nova técnica de detecção de raios ultrassônicos que promete produzir imagens com uma resolução 1.000 vezes superior à atual.

Kevin O’Brien e seus colegas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, levaram a geração, detecção e controle das ondas sônicas de alta frequência para a nanoescala.

Para isso, eles usaram nanoestruturas especiais combinadas com pulsos muito curtos de raios de laser para produzir fônons acústicos, quasipartículas de energia vibracional que se movem pela rede atômica de um material na forma de ondas de som.

A vantagem é que essas vibrações ocorrem em uma frequência de 10 gigahertz - para comparação, os aparelhos de ultrassom usados hoje usam frequências de cerca de 20 megahertz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário